Ampliação da barragem garante abastecimento
ID: 829213 - barragem antiga secou em 2006
Se não fosse a nova barragem, inaugurada em agosto de 2019, provavelmente, a cidade já enfrentaria a falta d'água. Isso porque a antiga barragem podia armazenar 8 milhões de litros e, nos períodos de estiagem, não apresentava capacidade suficiente para promover o abastecimento local, tendo secado por duas vezes nos últimos anos.
Em 2006, por exemplo, após o reservatório secar totalmente, a cidade passou por uma situação curiosa: todo o abastecimento de água passou a depender de um açude particular localizado no interior do município. A Companhia Rio Grandense de Saneamento (Corsan) instalou uma bomba para levar água do açude para a estação de tratamento.
A nova estrutura foi construída em cima da antiga barragem - que tinha mais de 25 anos - e já se mostrava defasada. Com isso, a capacidade de acumulação de água da nova barragem foi aumentada em mais de 10 vezes. Ou seja, ela saiu dos 8 milhões de litros para 90 milhões de litros. A obra teve início em abril de 2018 e foi concluída a um custo de R$ 3,6 milhões.
No município, a Corsan atende cerca de 700 residências, contando com mais de 80 quilômetros de redes de distribuição e uma estação de tratamento que produz 700 mil litros de água potável por dia.